“Arte Abraça Brumadinho” leva espetáculo inédito e de graça:
“O Paraíso mais belo do mundo”
Dia 25 de janeiro de 2020 completou um ano do rompimento da barragem de mineração em Brumadinho. Momento muito difícil, de tristeza e de saudade.
Para levar um pouco de carinho e de esperança, o projeto A Arte abraça Brumadinho em sua sexta edição montou, especialmente para a população na cidade, o espetáculo inédito “O paraíso mais belo do mundo”, baseado nos sucessos editoriais “O Paraíso são os outros” e “As mais belas coisas do mundo”, do aclamado escritor português Valter Hugo Mãe.
No espetáculo, estão em cena as reflexões de duas crianças Miguel e Maria que, nos seus encontros, fazem um pacto: descobrir as mais belas coisas do mundo. A encenação conta com três atores, que manipulam bonecos em tamanho natural. Eles foram criados e concebidos pelo artista plástico Dante.
“A amizade de Maria e Miguel fala sobre a importância do outro, sobre beleza e esperança. É um banquete de boas mensagens. Um abraço no coração de quem for assistir”, garante o diretor e responsável pela adaptação, José Mauro Brant. Brant.
Já a produtora cultural Fernanda Avellar afirma que esse projeto foi o convite mais importante que apareceu para ela em 2019. “No projeto, arte e infância se unem para construir outras narrativas. A ideia é ajudar as crianças a criarem memórias de histórias de amor, parcerias, afetos, cumplicidades, e de arte e de beleza: inspirações para que sigam sonhando”.
Na abertura dos cinco espetáculos, José Mauro Brant contou e cantou histórias e canções da tradição oral mineira.
A Arte abraça Brumadinho já levou à cidade: “Missa para Clarice”, com o diretor, ator e produtor Eduardo Wotzik; Orquestra Maré do Amanhã/RJ; Paulo Jobim, Mário Adnet e convidados que interpretaram canções emblemáticas de Tom Jobim; Maestro João Carlos Martins, o multi-instrumentista, cantor e compositor Marcus Viana, entre outros. Nenhum artista cobrou cachê e as apresentações têm sempre entrada franca.
Sobre o projeto A Arte Abraça Brumadinho
A Arte Abraça Brumadinho é um projeto criado por voluntários do RJ, SP e MG. As atividades são preparadas em conjunto com representantes da comunidade de Brumadinho. O objetivo principal é dar visibilidade à comunidade afetada pelo desastre do rompimento da barragem e promover reflexão sobre alternativas de reconstrução simbólica e concreta da cidade, além de apoiar organizações locais a consolidar e ampliar o alcance de projetos sociais na localidade e fomentar o turismo através da oferta de uma programação diferenciada de arte e cultura.
Ficha Técnica:
Idealização e realização: Carlos Araújo Netto
Direção e adaptação: José Mauro Brant
Direção de Produção: Fernanda Avellar
Produção executiva: Celso Meireles
Elenco: Clayton Dirr, Erika Riba e Fabricio Polido
Direção musical: Tibor Fittel
Cenário: Natalia Lana
Figurino: Guilherme Reis
Criação e confecção dos bonecos: Dante
Arte gráfica: Bianca Waideman