Concerto da Gratidão

A 4ª edição da Arte abraça Brumadinho levou muita música de altíssima qualidade e muito carinho à população de Brumadinho com o Concerto da Gratidão. Uma maneira de agradecer aos bombeiros e voluntários que ainda atuam na cidade após o rompimento da barragem.

O maestro João Carlos Martins tocou piano e regeu a Orquestra Jovem Gerais e a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em algumas músicas. Ele ocupa um lugar de destaque no cenário musical brasileiro e mundial. Mas teve que abandonar a carreira de pianista pro problemas físicos em 2002 e, em 2004, iniciou seus estudos de regência.

Visivelmente emocionado, o maestro afirmou que "eu que já toquei praticamente em todos os teatros do mundo, posso dizer que a maior emoção da minha vida é ter sido convidado para esse evento aqui em Brumadinho."

O público lotou o estacionamento central da cidade, aplaudiu, se emocionou e pediu bis. Muitos levaram cartazes e vestiam camisas com fotos de seus parentes que morreram no rompimento da barragem em janeiro deste ano. 21 pessoas ainda estão desaparecidas.

Durante o concerto foram exibidos vídeos com pessoas que viveram e vivenciam as consequências do desastre. Três encontros mais que especiais: dos Bombeiros com as pessoas que eles socorreram no dia do desastre e com familiares que ainda acompanham as buscas.

O Concerto da Gratidão terminou com a execução do Hino Nacional Brasileiro ao piano pelo maestro João Carlos Martins.

O evento também contou com apresentações do pianista e ator Davi Campolongo e do músico de Brumadinho Sanrah Ângelo.